Histórico

O Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, abreviativamente  IHGM,  tem a pretensão de se criar na cidade e região uma cultura de valorização das raízes, dos costumes, do modo de fazer, incentivando assim, o surgimento de novas vocações de memorialistas e historiadores.

Fundado em 17 de julho de 2003 e instalado oficialmente em 14 de agosto de 2003, em sessão solene realizada no Cine Palácio, como parte das atividades do Simpósio “Teófilo Benedito Ottoni e Teófilo Otoni: Sesquicentenário”. É uma sociedade civil de caráter cívico-cultural, apartidária e sem fins lucrativos, com sede em Teófilo Otoni, Minas Gerais, compõe-se de 50 associados efetivos com suas respectivas cadeiras e patronos. Possui também membros correspondentes, honorários e beneméritos.

Tem por objetivos desenvolver estudos,  pesquisas e publicações no campo da história, geografia, etnografia, genealogia, ecologia e demais ciências auxiliares; despertar nas autoridades,  o interesse pelos assuntos pertinentes à história, tradição e folclore, notadamente, locais e regionais; coletar documentos e objetos de importância para a conservação da memória dos fatos do nosso passado e dos personagens que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e região; aprofundar o estudo da questão indígena e da escravidão negra em Teófilo e  região;  incentivar a divulgação dos fatos históricos do vale do Mucuri e  reverenciar a memória dos vultos beneméritos, cuja atuação nas diferentes áreas da atividade humana, contribuiu para a evolução e progresso do município de Teófilo Otoni e da região do Mucuri. Declarado de utilidade pública municipal por meio da Lei 5.294, de 21 de maio de 2004, e, de utilidade pública estadual, por meio da Lei 17.595, de 27 de junho de 2008. Em 2015, foi distinguido pelo governo do Estado de Minas Gerais, com a Comenda Theophilo Ottoni, em reconhecimento  ao trabalho desenvolvido na área da preservação da memória do vale do Mucuri.

Desde a sua fundação, o Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, vem  promovendo e participando de eventos culturais e  educativos na cidade e região, demonstrando o seu caráter de elemento ativo e participativo dos acontecimentos e fatos históricos da sociedade teófilo-otonense.

Sócios fundadores:

Abrahão Scopel Ramos filho
Antônio Lopes Chácara
Carlos Felipe Barbosa
Dulcina Regina Ribeiro Molina
Edna May Ottoni Porto
Gilberto Ottoni Porto
Gilson Lagoas Carlech
Íris Soriano Nunes Miglio
Marcio Achtchin Santos
Maria Luiza Soriano de Souza Martins
Rivani Lopes Negreiros
Sérgio Marinho Medeiros

Diretoria Executiva
Presidente:
Íris Soriano Nunes Miglio
Vice - Presidente: Munira Molaib
 Secretário Geral: Wilson Colares da Costa
  Secretária Adjunta: Elisa Augusta de Andrade Farina
Tesoureiro Geral: Eduardo Amorim Silva
Tesoureiro Adjunto: Ricardo Peixoto Maia
Diretor de Comunicação: Antonio Jorge de Lima Gomes
 Oradora: Dulcina Regina Ribeiro Molina
Presidente de Honra: Gilberto Ottoni Porto

Conselho Deliberativo
 Agnes Ruschid Tolentino
Eder Detrez Silva
Elvira Schuffner Cadah
Leônidas Conceição Barroso
Wallace Gomes Moraes

Comissão de Admissão:
Fany Moreira
Jair Duarte Pêgo Junior
Rivani Lopes Negreiros

SUBIR