Fany Moreira: fotógrafa, artesã, documentarista, restauradora de arte sacra, historiadora e advogada, é natural de Medina/MG, radicada em Teófilo Otoni, desde 1958. Estudou no Colégio São Francisco, em Teófilo Otoni e no Colégio Imaculada Conceição, de Governador Valadares. Sua formação inicial foi de professora na Escola Estadual Manuel do Norte, em Joaima e na Escola Estadual Bom Jesus e Escola Técnica de Comércio Joaquim Portugal, em Teófilo Otoni. Graduou em direito em 1981, pela Faculdade de Direito, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. Servidora pública federal, aposentada do extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT). Cidadã Honorária de Teófilo Otoni, conforme Resolução 1898, de 09 de junho de 2016. Ainda recebeu as seguintes homenagens: Medalha prof. Antônio Gomes Moreira e Comenda Cypriano Ferreira, concedidas pela Câmara Municipal de Joaíma, respectivamente, em 1996 e 2011. Medalha de Mérito Cultural Dona Didinha, outorgada pela Academia de Letras de Teófilo Otoni, em 2015, Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Nelson de Figueiredo, pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, em 2017 e Mulher Destaque, pelo Clube da Maturidade Três Vales, em 2016. Possui um invejável acervo fotográfico de fatos e pessoas teófilo-otonense, pelo que conhece, como poucos, a história da cidade. Foi proprietária durante mais de 30 anos do antigo Hotel São Francisco, no imóvel do antigo convento dos frades franciscanos, adquirido por ela em 1968.
Patrono: Theophilo Benedicto Ottoni
Jair Duarte Pêgo Junior: escritor e eletrotécnico, é natural de Governador Valadares/MG, técnico em contabilidade e licenciado em geografia e educação ambiental pela Universidade de Uberaba. Atuou como bancário, funcionário do Banco do Brasil, na cidade de Capelinha em 1987, data de sua posse, na agência de Ataléia, de 1989 a 1991, lotado no Centro de Processamento de Dados em Governador Valadares de 1992 a 1988 e na agência central de Teófilo Otoni, de 1999 a 2000. Tem formação em diversos cursos específicos voltados para a carreira bancária, ofertados pelo Banco do Brasil. Além da atividade literária, exerce também ação social junto às autoridades locais para humanização do trânsito urbano, priorizando a vida de pessoas, em detrimento do fluxo de veículos automotores. É membro titular da Academia de Letras de Teófilo Otoni, ocupante da cadeira 13. Em 2017, foi homenageado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Hilda Ottoni Porto Ramos
Obras publicadas: Fragmentos: um livro de teorias, Trânsito Vivo e Aventuras do Príncipe Bernardo no Reino do Trânsito (coautoria)
Patrono: Ignácio Antonio Fernandes
Wallace Gomes Moraes: administrador, professor, escritor e historiador com graduação em administração pela União Pioneira de Integração Social e graduação em tecnólogo em cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (1984), especialização em administração rural, gestão e manejo ambiental na agroindústria pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração de recursos materiais e patrimoniais e ecoeficiência empresarial. Atuou como diretor da Faculdade de Administração de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro, de 1993 a 2000, além de ministrar as disciplinas de administração de recursos materiais e patrimoniais; administração da produção. Assessor técnico da Cooperativa dos Produtores Rurais de Itambacuri, de 1985 até a data atual; É docente das disciplinas de administração de recursos materiais e patrimoniais; administração de projetos, gestão agroindustrial; administração hospitalar no curso de administração e administração rural e economia e gestão do agronegócio no curso de Agronomia da UNIPAC. Atuou, ainda, como coordenador do curso de Administração de 2004 a 2007. Detém os seguintes prêmios e títulos: Medalha Comemorativa de Nascimento de Nelson de Figueiredo, concedida, em 2017, pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e Instituto Histórico e Geográfico Mucuri; Moção com votos de louvor e congratulações, da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, em 2007; Menção Honrosa do II Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho, da Academia de Letras de Teófilo Otoni, em 2017. Homenagem especial do Conselho Regional de Administração e membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni, titular da cadeira 21, tendo como patrono Libório Zimmer.
Obras publicadas: São Mateus: da nascente à Foz; Sobre as águas do Mucuri; Itambacuri: o vale das águas; Apitos saudosos: o trem que passou e não voltou; Dilemas do Administrador; A saga feminina na Estrada Real; O amuleto de Jade; Brumas doce de um passado ácido; O rapaz que não sabia pescar; A Irmandade do anjo barroso; O imaginário da administração; Milagreiros de Minas; Kischem Katak: nossa aldeia; Minha Rua: Nossa história; Coletânea de textos científicos; A Casa da Colina e Gestão organizacional: conceitos e práticas.
Patrono: Cristiano Benedicto Ottoni
Eduardo Amorim Silva: graduado em serviço social pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Avançado do Mucuri (2015). Foi assessor técnico, do Gabinete do Prefeito do Município de Teófilo Otoni, de 2013 a 2016, atualmente, é assessor parlamentar da Câmara Municipal de Teófilo Otoni. Atuou como membro do Conselho Municipal de Educação; Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundef; Conselho Municipal de Políticas Públicas de Combate às Drogas e Conselho Municipal da Juventude. Homenagens recebidas: Comenda do Mérito Estudantil, da União Estudantil de Teófilo Otoni, outorgada em 2015; Diploma e placa de reconhecimento e Medalha de Honra ao Mérito: Jubileu de Cristal, concedidas pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e moção de louvor e congratulações, pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos em favor da educação e cultura no município.
Patrono: Olbiano Gomes de Melo
Adevaldo Rodrigues de Souza: escritor, historiador e engenheiro, natural de Bertópolis/MG, estudou nas Escolas Combinadas de Bertópolis, no Ginásio de Machacalis, no Colégio Batista Mineiro e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É graduado em engenharia elétrica e pós-graduado em gestão ambiental, engenharia econômica e engenharia de Segurança no Trabalho. Trabalhou no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAE-MG), durante sete anos, e na Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG), onde se aposentou após 27 anos de trabalhos prestados. É autor do livro: “Do Vale ao paraíso: “A saga dos colonizadores do Mucuri, Pampã. É membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Em 2017, foi homenageado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Nelson de Figueiredo.
Patrono: Godofredo Ferreira
Gilberto Ottoni Porto: natural de Teófilo Otoni/MG é engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em engenharia sanitária e urbanismo pelo Instituto de Engenharia Sanitária e Urbanismo da mesma universidade. Fundador do Grêmio de Engenharia Civil da Escola de Engenharia, tendo sido o seu primeiro presidente em 1961. Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni em 1963. Primeiro presidente da Fundação Educacional Nordeste Mineiro, em 1963. Engenheiro chefe do Departamento de Operações da antiga COMG, entre 1965 e 1966. Foi diretor de planejamento da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte), de 1993 a 1994. É membro fundador e ex-presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni (em Belo Horizonte) e membro fundador e conselheiro do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. Historiador possui vários artigos publicados sobre a temática voltada para a preservação e divulgação da memória histórica e cultural do município de Teófilo Otoni e região. Distinguido pelo governo do Estado de Minas Gerais com a Comenda Theophilo Otoni. Recebeu, ainda, o título de Garimpeiro do Ano, concedido pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni, conforme lei 4.511, de 28 de dezembro de 1998; a Medalha de Mérito Cultural Dona Didinha pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e as medalhas Conselheiro João da Matta Machado e Centenário de Nascimento de Celso Ferreira da Cunha pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. É membro benemérito da Academia de Letras de Teófilo Otoni.
Patrono: João da Matta Machado
Sandra Helena Barroso: escritora teófilo-otonense, radicada em Santa Luzia/MG. Graduada em artes cênicas e em ciência da informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Lazer. No município de Santa Luzia, onde reside, é professora voluntária de dança e teatro, e integra o Coral Imaculada Conceição do tradicional Mosteiro Macaúbas. Sua trajetória inclui ainda o trabalho como bibliotecária em empresa de consultoria, funcionária contratada na rede estadual de ensino e como professora da rede educação infantil. Desde 1996 ocupa o cargo de bibliotecária na Universidade Federal de Minas Gerais, lotada na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. É pesquisadora de manifestações culturais brasileira, principalmente as de origem africana e indígena e, desde 2008, tem se dedicado a estudar o “Catopê” (Congado) na Festa de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade de Pinhões – Santa Luzia/MG. É autora dos livros: “O menino Catopê” e Vó Rita e algumas histórias, as pastorinhas da paz. É membro titular da Academia de Letras de Teófilo Otoni, ocupante da cadeira 17. Em 2017, foi homenageado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Hilda Ottoni Porto Ramos.
Patrono: Padre Virgolino
Eder Detrez Silva: médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Barbacena (1992) e mestrado em ortopedia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (2010). Diretor técnico da Faculdade de Tecnologia Egídio José da Silva, membro do colegiado de graduação da Faculdade de Tecnologia Egídio José da Silva, professor titular da Faculdade de Tecnologia Egídio José da Silva, coordenador tecnólogo em radiologia médica da Faculdade de Tecnologia Egídio José da Silva e médico ortopedista do Centro Médico Marajoara. Especialização em residência médica. Residência médica em: ortopedia e traumatologia, cirurgia do ombro/cotovelo e cirurgia do quadril no Hospital Universitário São José, de Belo Horizonte. Títulos e prêmios: membro titular da Sociedade Brasileira de Quadril. Título de especialista em ortopedia e traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e membro titular do Comitê de Ombro e Cotovelo da mesma entidade. É membro fundador e ex-presidente da Associação Cultural Bahia e Minas em Teófilo Otoni. Foi homenageado em 2016, pela Academia de Letras de Teófilo Otoni, com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento da escritora Isaura Caminhas Fasciani e, em 2017, com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento do professor Fábio Antônio da Silva Pereira pela Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri.
Patrono: Dr. Manoel Esteves Ottoni
Rivani Lopes Negreiros: professora, graduada em direito pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni e, Licenciada em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni da Fundação Educacional Nordeste Mineiro e, licenciatura em história pelo Centro Universitário de Caratinga. Tem mestrado em ciências da educação pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos, de Cuba, revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em história econômica pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro (FENORD). Possui curso de língua espanhola pela Faculdade de Ciências Pedagógicas - Universidade de Matanzas - Cuba. Atuou como professora de geografia na Escola Estadual Alfredo Sá e na Escola Estadual Clotilde Onofri de Campos e de história, na Escola Municipal Irmã Maria Amália. Atualmente é celetista da Universidade Presidente Antônio Carlos como professora e orientadora de projetos de extensão. Tem experiência na área de geografia, história, metodologia científica, antropologia e sociologia. É sócia fundadora do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri.
Patrono: Pedro Versiani
Professora: Licenciada em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. Professora de história e geografia da rede pública estadual e municipal em Teófilo Otoni. Foi vice-diretora da Escola Estadual Alfredo Sá.
Patronesse: Elisa Laval
Agnes Ruschid Tolentino: professora, formada em magistério pela Escola Estadual Alfredo Sá e licenciada em pedagogia, com especialização em administração escolar, pela Faculdade de Filosofia, Ciências de Letras de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. Atuou como professora das séries iniciais na Escola Estadual Abgar Renaut, no distrito de Topázio e, na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, da qual foi vice-diretora. Atuou como professora na Escola Estadual Alfredo Sá e Escola Municipal Dr.Sidônio Ottoni. Aposentou-se como servidora pública, lotada na Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni. Tem várias crônicas publicadas no jornal da Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni (AFATO), que era editado em Belo Horizonte e na Revista Mensal do Centro Comercial do Rio de Janeiro.
Patrono: Frei Dimas
Professor universitário e pesquisador, possui graduação em farmácia pela Universidade Federal de Alfenas com modalidade bioquímica em 2004. Realizou doutorado direto em toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo, sendo parte do doutorado realizado na Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) em química ambiental. Tem experiência em análises clínicas (farmacêutico bioquímico), controle de qualidade e validação analítica, toxicologia de metais e estresse oxidativo, atuando principalmente nos seguintes temas: espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente, biomonitoramento química analítica ambiental, toxicologia ambiental e ocupacional, relações entre saúde e meio ambiente. Estudos de monitoramento e propostas de remediação ambiental utilizando nanotecnologia. Diretor de pesquisa e pós-graduação de 2012 a 2015. Atualmente é docente e pesquisador do ICET e coordenador do Conselho de Ética sobre o Uso de Animais, do Campus do Mucuri da UFVJM e coordenador do doutorado em química. Membro da Rede Mineira de Química. Consultor Ad hoc Agência de Formento- Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj- MEC). Consultor Ad hoc Agência de Formento- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- FAPEMIG. Membro da Comissão de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) da UFJM. Membro do Conselho Administrativo do Campus do Mucuri- UFVJM. Membro da Comissão de Resíduos químicos da UFVJM- Campus do Mucuri. Coordenador do Grupo Emergente de Pesquisa GEPAM (Grupo de Estudos e Pesquisa Aplicada do Mucuri). Tutor colaborador do PET- Ciência e Tecnologia- UFVJM- ICET. Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM. Possui inúmeros trabalhos publicados na sua área de atuação profissional. É cidadão honorário de Teófilo Otoni, conforme Resolução nº 1.138, de 14 de dezembro de 2017 e, presidente do Movimento Pró Rio Todos Santos e Mucuri.
Patrono: Marcelo Pereira Guedes
Mariana da Silva Ferreira: professora, geógrafa, cartógrafa e pesquisadora, possui graduação em Geografia com ênfase em geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), mestrado e doutorado em geografia – tratamento da informação espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Prestou serviço ao Município de Santa Luzia/MG como professora de educação básica nos anos finais do ensino fundamental (2009-2011). Atuou como professora da Universidade Federal de Ouro Preto de 2011 a 2013. Possui vários artigos científicos publicados na área de sua atuação profissional. Tem pesquisas voltadas especificamente para o vale do Mucuri, destaca-se sua dissertação de mestrado com o tema: Atlas Geográfico Digital da Diocese de Teófilo Otoni, apresentada e defendida em 2012. É membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni.
Patrono: João de Carvalho Borges
Antonio Jorge de Lima Gomes: professor universitário e engenheiro civil, natural de Viseu/Portugal, radicado no Brasil desde 1966, é doutor e mestre em geofísica pelo Observatório Nacional (Rio de Janeiro), Engenheiro Civil pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Licenciatura plena em matemática pelo Centro Universitário Augusto Mota, licenciatura em física também pela Souza Marques, com pós-graduação na área de docência do ensino superior pela Faculdades Integradas Simonsen e educação para gestão ambiental, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor ajunto nível 2 da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, foi vice-diretor do ICET (Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia) no período de 2011/2015, primeiro coordenador pro tempore do curso de engenharia civil. É revisor de revistas nacionais e internacionais, principalmente a Central Europen Journal of Ceosciences e membro da Sociedade Brasileira de Geofísica desde 2001. Tem realizado pesquisas inéditas no Vale do Mucuri, tais como: energia solar: uma fonte alternativa nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Levantamento das áreas de risco geológico na cidade de Teófilo Otoni, Identificação de moçorocas para prevenção de riscos geológicos e ambientais na cidade de Teófilo Otoni como forma de ação de sustentabilidade social. Além de vários artigos publicados em congressos com a participação de seus alunos, desenvolvidos na região. Tem ainda vários trabalhos científicos específicos da região e o principal foi publicado em 2012, intitulado: “Gradiente Geotérmico do Município de Teófilo Otoni no Vale do Mucuri”, na Revista de Ciência e Tecnologia do Vale do Mucuri. É membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais – representando o segmento: literatura e produção cultural. Membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni, titular da cadeira 05, tendo como patrono Paul Max Rothe. É cidadão honorário de Teófilo Otoni, título concedido pela Câmara Municipal, em 2015. Homenageado com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Hilda Ottoni Porto Ramos (Academia de Letras de Teófilo Otoni) e Medalha Centenário de nascimento de Nelson de Figueiredo (Academia de Letras de Teófilo Otoni e Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri).
Patrono: Horácio Rodrigues Antunes
Charles Adriano Camargos Silva: professor, licenciado em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. Graduado em geografia pela Universidade Presidente Antonio Carlos, unidade de Araguari e em história pelo Centro Universitário de Caratinga, unidade em Teófilo Otoni. Tem pós-graduação em docência do ensino superior pela Universidade Presidente Antonio Carlos, unidade de Teófilo Otoni e curso de formação continuada em cultura afro-brasileira e africana pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Mucuri. Professor efetivo de geografia da rede pública estadual de educação, lotado na Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo. Tem como linha de pesquisa as comunidades quilombolas do Vale do Mucuri.
Patrono: Albert Schirmer
Magali Maria de Araújo Barroso: escritora e professora universitária. Possui doutorado em engenharia de sistema e computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em ciências da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em matemática, também pela UFMG. Professora adjunta do Centro Universitário de Belo Horizonte e editora geral da Revista e-xacta. Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em matemática da computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria dos Grafos, aplicações da teoria dos grafos, trabalho de conclusão de curso, inclusão digital e introdução à informática. É membro do Instituto Internacional de Informática e Sistemas. É membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Em 2017, foi homenageado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Hilda Ottoni Porto Ramos. Autora do livro: Ao verdadeiro Dono.
Patrono: Benjamim Ferreira da Cunha
Leônidas Conceição Barroso: professor, escritor e pesquisador teófilo-otonense. Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1988. Mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1979. Licenciado em matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte em 1971, com habilitação em matemática, física e desenho geométrico. Coordenador do Grupo TOR – Teófilo Otoni e sua Região e professor permanente do Programa de pós-graduação em sistemas de informação e gestão do conhecimento da Universidade FUMEC. Professor aposentado do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência em estudos interdisciplinares envolvendo ciência da informação geográfica, matemática e estatística, com suporte de tecnologias de informação. Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, de 27 de abril de 2013 a 06 de junho de 2014. Membro do Conselho Consultivo (2009-2012) do Fórum Permanente de Desenvolvimento de Teófilo Otoni. Membro efetivo da Academia de Letras de Teófilo Otoni, titular da cadeira 22, tendo como patrono Pastor Hollerbach. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (1978). Associado ao International Institute of Informatics and Systemics (Estados Unidos). Organizador e coautor de diversos livros na área de sua atuação profissional, tais como: Geografia, modelos de análise espacial e GIS; Epistemologia, Cidade e Meio Ambiente; Cálculo Numérico: com aplicações; A Estrada Santa Clara no século XIX: Caminho de “Gentes” e Vivências no Mucuri. Autor e coautor de vários artigos publicados em revistas científicas na área de estudos interdisciplinares.
Honrarias e Prêmios: Em 2018: título de Garimpeiro do Ano, concedido pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni, conforme resolução 1.149 de 06 de abril de 2018. Em 2017: Medalha Centenário de Nascimento Hilda Ottoni Porto Ramos-Dª Didinha (Academia de Letras de Teófilo Otoni); Medalha Centenário de Nélson de Figueiredo (Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri); Placa “Reconocimiento por Excelente Ponencia Plenaria”(Décima Sexta Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática - Orlando /EUA). Em 2016: Comenda Teófilo Ottoni (Governo do Estado de Minas Gerais); Placa “Reconocimiento por Excelente Ponencia Plenaria” (Sexta Conferencia Iberoamericana en Complejidad, Informática y Cibernética – Orlando/EUA). Em 2015: Moção de louvor e congratulações(Câmara Municipal de Teófilo Otoni) e em 2014: Diploma – Reconhecimento (Academia de Letras de Teófilo Otoni); Prêmio “Mejor Artículo de Sesión” (Decima Tercera Conferencia Iberoamericana en Sistemas Cibernética e Informatica – Orlando/EUA). Em 2013: Troféu Isaura Caminhas Fasciani (Academia de Letras de Teófilo Otoni); Prêmio “Mejor artículo de sesión” (Décima Segunda Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática – Orlando/ EUA). Em 2012: Prêmio “Mejor artículo de sesión” (Simposio Iberoamericano de Aplicaciones e Tecnologias de Información y Comunicaciones – Orlando/EUA).
Patrono: Leonardo Esteves Otoni (Capitão Leonardo)
Íris Soriano Nunes Miglio: educadora e historiadora teófilo-otonense com formação de professora de curso primário pela Escola Normal São Francisco, em 1949 e Técnico de Contabilidade pela Escola de Comércio Benedito Valadares, em 1955. Curso superior de língua e literatura francesa pela Aliança Francesa, Rio de Janeiro e Universidade de Nancy – Nancy III (França), de 1956 a 1967 e literatura contemporânea pela Aliança Francesa, Rio de Janeiro com equivalência de Lato Sensu pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, em 1998. Além da participação em inúmeros cursos de formação: relações humanas: Ministério da Fazenda, Rio de Janeiro, em 1962; aplicação de auxiliares áudio visual pela Aliança Francesa, Paris (França), em 1967; civilização francesa: comédia francesa pela Aliança Francesa, Rio de Janeiro, em 1967; didática especial de língua francesa – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1968; estágio: gramática de textos franceses: Aliança Francesa, em Belo Horizonte, em 1992;
estágio: ensino da língua francesa para crianças – Aliança Francesa, em Belo Horizonte, 1993; e, capacitação e planejamento de gestão de políticas públicas, pela Fundação João Pinheiro, em 2006, dentre outros. Tem experiência profissional como professora de curso fundamental na Escola Estadual Clotilde Onofri de Campos, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima e Colégio São José, de 1950 a 1952; funcionária pública federal dos Ministérios da Agricultura e Fazenda: cargo superior e administrativo, de 1952 a 1982, quando se aposentou. Participou, em 1960, do Grupo de Trabalho de Brasília (transferência da capital da república do Rio de Janeiro para Brasília). Foi ainda professora de língua e literatura francesa, no curso de letras, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. É sócia fundadora do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri (2003) e presidente de 2003 a 2010 e reeleita para os períodos de 2014 a 2018. Participou, durante dez anos, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Teófilo Otoni, tendo ocupado a presidência do órgão, no período de 2010 a 2012. Palestrante, em 21 de setembro de 2010, no seminário “Preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial”, da 2ª Jornada Mineira de Patrimônio Cultural, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de Teófilo Otoni. Participou da Rodada do ICMS, promovido pela Diretoria de Promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Homenageada, em 2007, pela Câmara Municipal, com a Comenda Comemorativa do Bicentenário de Nascimento de Theophilo Benedicto Ottoni. Em 2009, pelo governo do Estado de Minas Grais com a Comenda Teófilo Otoni. Recebeu, ainda, a Medalha de Mérito Cultural Dona Didinha e Medalha Centenário de Nascimento de Hilda Ottoni Porto Ramos, pela Academia de Letras de Teófilo Otoni, na qual integra o quadro especial de convidados de honra, e título de Garimpeira do Ano, concedido pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni, conforme resolução 1.148 de 06 de abril de 2018.
Patrono: Giovani Batista Miglio
Abrahão Scopel Ramos Filho: professor, licenciado em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro (FENORD), com habilitação em história, geografia e sociologia. É professor efetivo de história da rede pública estadual de ensino, em Teófilo Otoni, lotado na Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo, da qual é diretor de 2007 até os dias atuais. Como sindicalista foi coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SINDUTE) subsede de Teófilo Otoni. É sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. Recebeu da Câmara Municipal, em 2007, a Comenda do Bicentenário de Nascimento de Teófilo Otoni. Em 2017, a Medalha Centenário do Nascimento do professor Fábio Antônio da Silva Pereira, concedida pela Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri.
Patrono: Antônio Jacinto Pimenta
Antônio Lopes Chácara: graduado em farmácia e bioquímica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1977. Foi professor de química, em Teófilo Otoni, nas escolas Alfredo Sá, São Geraldo, Pequeno Príncipe e Irmã Amália. Licenciado em letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni e, em direito pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni; instituições mantidas Fundação Educacional Nordeste Mineiro (FENORD). Tem especialização em leitura e produção de texto pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas) e docência do ensino superior pela Universidade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC). Professor de química, português, sociologia jurídica e ética jurídica, pela UNIPAC. Promoveu vários eventos culturais em Teófilo Otoni: teatro, festivais de música, vernissagens, concurso de contos e poesias. Foi um dos membros fundadores da Academia de Letras de Teófilo Otoni.
Patrono: Feliciano Lopes Bamberg
José Carlos Pimenta: nascido em Teófilo Otoni/MG, filho de Camillo de Lellis Pimenta e de Eugênia Haueisen Pimenta. Bacharelou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1974, tendo sido agraciado com o Prêmio Barão do Rio Branco, como o melhor aluno de sua turma. Com especialização em Direito Público, é doutor em direito pela UFMG, com a tese Do Controle Jurisdicional no Processo Eleitoral Brasileiro, aprovada com média 10 (conceito A – excelência), pela Banca Examinadora presidida pelo professor José Alfredo de Oliveira Baracho, seu orientador. Membro do Ministério Público Federal, foi nomeado e empossado no cargo de Procurador da República em 1982, após aprovação em concurso público de provas e títulos. Procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais, de 1989 a 1993, onde também foi Coordenador da Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, de 1988 a 1993. Procurador Regional Eleitoral, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais, no período de 1990 – 1993 e em 2004. Procurador Regional da República a partir de 1993, foi membro da Primeira Câmara de Coordenação e Revisão (matéria constitucional e infraconstitucional) e do Conselho Institucional do Ministério Público Federal, em Brasília-DF, de 2000 a 2004. Promovido em 2012 a Subprocurador-Geral da República, cargo final de sua carreira, para oficiar em Brasília-DF na Procuradoria Geral da República e junto ao Superior Tribunal de Justiça. Aposentou-se em 2013.
Exerce o magistério superior desde 1978, tendo lecionado Direito Constitucional e Direito Eleitoral em várias Faculdades de Direito, em Cursos de Graduação e de pós-graduação. É Professor titular de Direito Constitucional na Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen, da Sociedade do Verbo Divino (SVD), em Belo Horizonte.
Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas Gerais, foi conselheiro da OAB-MG no triênio 2001-2003. Foi membro nato e presidente do Conselho Consultivo da Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni (AFATO), que funcionou em Belo Horizonte, tendo sido ainda o primeiro presidente de sua Assembleia Geral. Membro titular da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), ocupante da cadeira n. 16, que tem como patrono José Alfredo de Oliveira Baracho. Membro titular da Academia Mineira de Letras Jurídicas, ocupante da cadeira n.2, patrono Lydio Machado Bandeira de Mello. Autor de inúmeros artigos sobre temas da área de sua atuação profissional, publicados em revistas especializadas.Tem participação em grande número de eventos, como palestrante, debatedor, painelista, presidente de mesa, orientador e membro de bancas examinadoras.
Condecorações: Medalha Santos Dumont – grau prata, do Estado de Minas Gerais e Medalha da Ordem do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Obras publicadas: Processo Eleitoral e Controle Jurisdicional, Belo Horizonte: Mandamentos, 2002. A Rigidez Constitucional Desafiada – Reforma ou Reformismo no Brasil – In: Crise e Desafios da Constituição–Perspectivas Críticas da Teoria e das Práticas Constitucionais Brasileiras (obra coletiva), Belo Horizonte: Del Rey, 2003.
O Poder Judiciário na Constituição de 1988: Reflexões sobre a estrutura e o funcionamento da Justiça Eleitoral. In: Quinze Anos de Constituição – História e Vicissitudes (obra coletiva), Belo Horizonte: Del Rey, 2004.
Patrono: Júlio Haueisen
Ricardo Peixoto Maia: consultor e analista ambiental, com graduação em gestão e planejamento ambiental pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro e, pós-graduação em auditoria e perícia ambiental pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. É técnico em natação, pela diretoria de Esportes de Minas Gerais e técnico em contabilidade pela Escola Teodolindo Pereira. Tem registro na Federal Aquática Mineira como treinador júnior até 2004. É administrador da regional Nordeste Mineiro da Federal Aquática de Minas Gerais. Atuou, também, como professor, nível técnico, da Associação Educacional Evangélica Luterana, de 2008 a 2016. Consultor ambiental da Prefeitura de Monte Formoso, de 2009 a 2010. Diretor de Divisão da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Teófilo Otoni, no período de 2005 a 2006, Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais, biênio 2005/2007, como representante das bacias Mucuri e São Mateus.
Patrono: Paulo Vasconcelos do Rosário
Felipe Ribeiro Lemos: professor e economista, com especialização em gestão pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); graduando em direito pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (FENORD). Exerceu as funções de secretário municipal de Meio Ambiente, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e diretor de Cultura e Patrimônio Histórico na Prefeitura de Teófilo Otoni (MG). É professor de história da rede pública estadual, em Teófilo Otoni. Foi presidente da União Estudantil de Teófilo Otoni (UETO), de 2000 a 2016. É autor do livro: “O Decreto do Fim”, sobre a extinta estrada de Ferro Bahia e Minas. Prêmios e honrarias: Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Nelson de Figueiredo, pela Academia de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, em 2017; Comenda do Mérito Estudantil e Grande Colaborador da União Estudantil de Teófilo Otoni; Destaque do Ano de 2014, pelo Jornal Diário de Teófilo Otoni; moção honrosa da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, com votos de louvor e congratulações. É cidadão honorário de Teófilo Otoni outorgado, também, pela Câmara Municipal, conforme resolução 1.052, de 07 de novembro de 2013.
Patrono: Paulo Pinheiro Chagas
Dulcina Regina Ribeiro Molina: educadora e escritora teófilo-otonense, licenciada em letras clássicas pela Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em língua portuguesa e redação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi de 1973 a 1996, membro da equipe de correção de redação de vestibular da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. Na Escola Estadual Alfredo Sá, atuou como docente de literatura latina, de 1961 a 1966, língua e literatura francesa, de 1962 a 1964 e língua portuguesa e literatura brasileira, de 1965 a 1985. Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, da qual foi diretora no período de 1988 a 1991, atuou, também, no ensino de língua portuguesa nos cursos de ciências e matemática, ciências sociais, letras e pedagogia, de 1969 a 1987, e literatura portuguesa, no curso de letras, de 1971 a 1987. Foi, ainda, professora de língua francesa, no Colégio São Francisco, de 1960 a 1965 e língua portuguesa, no Colégio Joaquim Portugal, em 1959. Responsável pela correção e prefácio dos livros: “Faz de conta”, de Leda Andrade Tomich; “Azul e Vermelho”, de Jorge Saraiva Castro e “O Invento da Rosa”, de Roberto Marcos. É autora dos livros: “Vem comigo, última chamada”, lançado em 2012 e “Antonio Galvão, a história de um vencedor”, lançado em 2013.É membro fundadora da Academia de Letras de Teófilo Otoni, integra o seu quadro especial de convidados de Honra e sócia fundadora do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. Em 2018, foi distinguida pelo governo do Estado com a Comenda Theophilo Ottoni e com a Medalha centenário de nascimento de Hilda Ottoni Porto Ramos pela Academia de Letras de Teófilo Otoni.
Patrono: Augusto Pereira de Souza
Jader Moreira Rafael: escritor, poeta, declamador, professor, advogado e servidor publico estadual, lotado no Instituto Estadual de Florestas. Graduado em Letras, em 1992, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. Em meados de 1995, transferiu-se para Montes Claros, para desempenhar a função de gerente de Núcleo de Florestas e Biodiversidade no IEF. Continuou seus estudos na Universidade Estadual de Montes Claros, bacharelando-se em direito, em dezembro de 1997. Têm curso de especialização em literatura brasileira pela PUC-Minas e, em Educação e Gestão Ambiental, pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba. Em 2001 tornou-se professor da Faculdade de Nanuque, lecionando várias disciplinas para os cursos de tecnologia em gestão agropecuária, recursos humanos e administração de empresas, além de exercer diversas funções em conselhos e instituições sociais na cidade de Nanuque, tais como: presidente do Lions Clube, presidente da Legião dos Vaqueiros de Nanuque e Região. Fundador do Museu do Vaqueiro, Casa da Cultura e Memorial Dr. Ivan Claret, inaugurado em junho 2016. É membro titular da Academia de Letras de Teófilo Otoni, ocupante da cadeira 22. Em 2017, foi homenageado pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e Instituo Histórico e Geográfico do Mucuri com a Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Nelson de Figueiredo e com a Medalha do Centenário de Nascimento de Hilda Ottoni Porto Ramos.
Obras publicadas: Luz dos Mestres (literatura maçônica); A viola e a violência; Santa Clara: Ecos da ocupação no Vale do Mucuri; Moreiras: eiras e beiras de um povo; I expedição Santa Clara; II Expedição Santa Clara; IV Expedição Santa Clara; O Vaqueiro, o Sertão e Deus; V expedição Santa Clara e Moreiras: nossos laços de família.
Patrono: Nerval de Figueiredo
Jorge Luiz dos Santos Gomes: professor, engenheiro de petróleo e gás, especialista em gestão educacional, tecnólogo em petróleo e gás, técnico em edificações e mestre em ciências da educação, doutorando em geofísica no Observatório nacional, professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, nas áreas de engenharia e ciências da terra. Tem experiência nas áreas e hidrologia desenvolvidas no Serviço Geológico do Brasil, na operação da rede hidrometeorológica nacional através de levantamentos hidrológicos, topográficos, mediação de vazões líquidas e sólidas de rios, análise de qualidade das águas, manutenção e instalação de estações de monitoramente pluviométrico, fluviométricos e de alerta de cheias. Autor de inúmeros artigos científicos na área de sua atuação profissional, tendo como referência o município de Teófilo Otoni e demais municípios da região, além de pesquisador do Geovales: Grupo de Estudos e pesquisas em Geociências e Engenharia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), é membro da Sociedade Brasileira de Geofísica.
Patrono: Epaminondas Esteves Ottoni
Elvira Schüffner Cadah: nasceu na fazenda Córrego Novo, município de Teófilo Otoni, onde viveu até os 6 anos de idade. Foi alfabetizada no “Kinderheim”, escola alemã destinada aos filhos dos colonos alemães. Destruída a escola, como consequência da 2ª Grande Guerra, terminou o curso primário no Grupo Escolar Teófilo Otoni. Iniciou o curso ginasial no Colégio Mineiro, concluindo o mesmo na Escola Normal São Francisco. Nesta mesma escola fez o curso de Formação de Professores. Ao mesmo tempo, concluiu o Curso de Contabilidade, na Escola Técnica Benedito Valadares. Prestando vestibular em Belo Horizonte (1954), iniciou os estudos de geografia e historia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da UFMG. Para complementar seus estudos, fez o Curso de Letras Anglo Germânicas, na mesma faculdade. No período compreendido entre 1954 a 1962, trabalhou como professora efetiva no Grupo Escolar Ana Cintra, daí se afastando para fazer o Curso de Administração Escolar no Instituto Mineiro de Educação. Além disto, lecionou no Ginásio Tristão de Atayde, Ginásio Nossa Senhora de Fátima, Ginásio São Paulo, Colégio Sacré Coeur de Jesus, Instituto de Educação, Grupo Escolar Afonso Pena e Grupo Escolar Barão do Rio Branco (como professora substituta).
Em 1962, seguiu para a Alemanha, onde frequentaria aulas no Goethe Institut de München. Voltando ao Brasil, por imposição dos trabalhos de duplicação da Via Dutra, onde seu marido trabalhava como engenheiro, estabeleceu residência em Cachoeira Paulista, no vale do Paraíba (SP). Aí, prestou concurso para o magistério do Estado de São Paulo. Lecionou no Colégio Estadual Severino Moreira Barbosa, na Escola de Química e Faculdade Salesiana de Filosofia de Lorena (SP) Transferindo-se para Caraguatatuba, no litoral paulista, onde o marido fiscalizava a construção da BR: Rio-Santos, onde lecionou na E.E.S.G. Thomas Ribeiro de Lima. Novamente foi transferida para Guarujá (SP), para a E.E.P.G.Vicente de Carvalho e desta para trabalhar na Delegacia de Ensino do Guarujá, fazendo parte do Núcleo de Apoio Técnico. Tornou-se em seguida, assistente do diretor de escola, na E.E.P.S.G. Professora Raquel de Castro. Pretendia ser diretora de escola. Era exigido o diploma de pedagogia para o concurso oficial. Tal exigência levou-a de volta às aulas na Faculdade de Filosofia Dom Domênico, de Guarujá.
Obteve o diploma, foi aprovada no concurso para diretora de escola e começou a dirigir a E.E. P.G. da Vila Santo Antônio, no Guarujá. Posteriormente, denominada E.E. Presidente Tancredo Neves. Aposentou-se, depois de prestar 16 anos de serviços àquela instituição de ensino.
Patrono: Izaias da Silva Bonfim
Humberto Luiz Salustiano Costa: Jornalista teófilo-otonernse onde estudou o curso primário no Colégio São Francisco, o ginasial no Ginásio São José e Colégio Estadual Alfredo Sá e o técnico em contabilidade na Escola Técnica Benedito Valadares. É da primeira turma do curso de ciências sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. Em Teófilo Otoni foi líder estudantil, presidente da União Estudantil de Teófilo Otoni (UETO), primeiro presidente do Grêmio Acadêmico Aécio Cunha da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, presidente da Liga de Desportos de Teófilo Otoni e vereador na legislatura- 1963-1966, sendo, inclusive, autor da Lei 1.067, de 02 de maio de 1966, que instituiu o brasão e o pavilhão/bandeira oficial do município de Teófilo Otoni.
Radicado em Caratinga/MG, desde 1968, onde como jornalista profissional foi fundador de O Jornal de Caratinga, diretor do Grupo Sistec:Rádio Caratinga AM, Rádio Sistec FM, TV Sistec, sendo o jornalista responsável da Rádio Cidade FM e da Revista Caratinga, membro da Assembleia da Fundação Educacional de Caratinga (FUMEC) e do Conselho Diretor. Foi diretor Secretário da Câmara Municipal de Caratinga até aposentar-se. É membro da Academia Caratinguense de Letras, cadeira 7, tendo como Patrono Theophilo Benecito Ottoni. É cidadão honorário dos municípios de Caratinga, Ubaporanga, Santa Bárbara do Leste, Entre Folhas de Minas e Garimpeiro do Ano, concedido pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni, conforme resolução 1.149 1.33, de 09 de novembro de 2017. Homenageado, em 2017, com as medalhas Centenário de Nascimento de Hilda Ottoni Porto Ramos pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e do Centenário de Nascimento de Celso Ferreira da Cunha e Conselheiro João da Matta Machado, pela Academia de Letras de Teófilo Otoni e Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. É membro honorário da Academia de Letras de Teófilo Otoni.
Patrono: Francisco de Paula e Silva
Escritor, pesquisador e professor universitário teófilo-otonense, radicado em Belo Horizonte/MG, possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em ciências biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em ciência de alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de curso de aperfeiçoamento em biotecnologia pela Universidad de Buenos Aires, Argentina. Professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi por quatorze anos intercalados chefe do Departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia da UFMG, em períodos de 1988/1994; 1996/2002 e 2006/2008 e vice-diretor da Faculdade, de 2008 a 2012. Presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni, no período de 2007 a 2017. Autor de inúmeros artigos científicos em periódicos especializados, como também resumos publicados em anais de congressos e informes técnicos. Como docente do ensino superior tem participação em bancas de trabalhos de orientação e conclusão de cursos de mestrados e doutorados, como também bancas de comissões julgadoras de concursos públicos. É membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni, titular da cadeira 23. É condecorado com o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal da Câmara Municipal de Belo Horizonte e com a Comenda Teófilo Otoni, do governo do Estado de Minas Gerais.
Obras publicadas: A costura de uma autobiografia: Cenários, Projetos e Trajetória; Fungos filamentosos e produção de lípases extracelulares; O ensino da Faculdade de Farmácia da UFMG:Apontamentos históricos: 1911:2011 (co-autoria com o prof. Lauro Mello Vieira)
Patrono: Francisco Soares de Sá
Elisa Augusta de Andrade Farina: professora, filósofa, escritora: cronista e poetisa teófilo-otonense,é bacharel em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em docência do ensino Superior: novas linguagens e novas abordagens, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi professora de filosofia do curso de direito na Faculdade de Direito de Teófilo Otoni, professora de filosofia e antropologia do curso de serviço social e comunicação social do Instituto Educacional São Francisco de Teófilo Otoni e professora de filosofia e antropologia filosófica na Universidade Presidente Antonio Carlos: Campus Teófilo Otoni/MG. Participou na condição de professora universitária, de várias bancas examinadoras de monografias do curso de direito e letras. Membro fundadora da Academia de Letras de Teófilo Otoni e atual presidente. É colunista do jornal Diário de Teófilo Otoni. Representante, em Teófilo Otoni, da União Brasileira de Trovadores – Seção Minas Gerais, além de pertencer à diretoria da Associação Cultural da Descendência Alemã em Teófilo Otoni.
Obras publicadas: Antes de tudo, mulher, Reino Feliz e Aventuras do Príncipe Bernardo no Reino do Trânsito (coautoria)
Patrono: Teodolino da Silva Pereira
Wilson Colares da Costa: professor e sociólogo teófilo-otonense, licenciado em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni (FAFITO), da Fundação Educacional Nordeste Mineiro (FENORD), com habilitação em história, geografia e sociologia. É professor efetivo de sociologia na rede estadual de ensino, lotado na Escola Estadual Ione Lewick Cunha Melo. Atuou na imprensa local, na redação do Jornal Tribuna do Mucuri, entre 1990 e 1991 e no Gazeta do Mucuri, de 1997 a 2000. Líder estudantil foi presidente da União Estudantil de Teófilo Otoni, do Diretório Acadêmico do curso de Ciências Sociais e do Diretório Central dos Estudantes da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. Possui vários artigos publicados sobre movimento estudantil, especialmente, abordando a temática da organização de grêmios estudantis nas unidades de ensino; foi membro suplente do Conselho Municipal de Educação e efetivo do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação e efetivo do Conselho Municipal da Juventude, secretário-geral, em sucessivas gestões da Academia de Letras de Teófilo Otoni, da qual é membro titular, ocupante da cadeira 26, e primeiro secretário do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri. É membro ativo da Loja Maçônica Filadélfia, em Teófilo Otoni e sócio correspondente da Associação Brasileira de Filatelia Maçônica.
Condecorações: Medalha Centenário de Nascimento de Hilda Ottoni Porto Ramos pela Academia de Letras de Teófilo Otoni. Presidente de Honra da União Estudantil de Teófilo Otoni, além dos diplomas de Grande Colaborar e das medalhas do Cinquentário de fundação e do Mérito Estudantil. Ordem do Mérito Legislativo, insígnia ametista, pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni e Mérito Legislativo, pela Câmara Municipal de Caratinga. Em 2017, foi distinguido pelo governo do Estado de Minas Gerais com a Comenda Theophilo Otoni
Obras publicadas: Grêmio Livre: história e diretrizes, Cidadania e Participação Popular, Grêmio Estudantil: Representação do estudante e valorização da escola, Cartilha Voto e Cidadania: guia de orientação aos eleitores e Patronos: Dados biográficos (organizador).
Patrono: Nelson de Figueiredo
Munira Molaib: professora, natural de Teófilo Otoni, licenciada em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro, em 1977. Licenciada e bacharel em educação artística: música e piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, em 1994. Concluiu o curso de aperfeiçoamento em educação a distancia pela Pró Reitoria de Graduação do Centro de Apoio à Educação a Distancia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em junho/2013 Professora de arte, aposentada, atua, no momento, como professora de música.
Sócia fundadora, professora e diretora do Conservatório de Música Teófilo Otoni. (CMTO), de 1978 a 2011. Secretária de Cultura e diretora do Centro Cultural de Teófilo Otoni, em 2000. Criadora e coordenadora do Grupo de Seresta Teófilo Otoni, desde 2001. Membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, desde 2005. Exerceu o cargo de gerente do Serviço Social do Comércio (SESC) de Teófilo Otoni, no período de outubro/ 2011 a fevereiro/2015. Integrou, por mais de dez anos, a equipe realizadora do Grande Concerto de Natal da CEMIG, na cidade de Teófilo Otoni. Presidente do Clube Libanês, desde 2009, doou à cidade em fevereiro de 2016, juntamente com toda a diretoria e corpo social, um monumento em homenagem ao Imigrante Libanês.
Patronesse: Letícia Esteves Ottoni